A Motortronic é especializada em peças de motor para veículos importados e conta com um estoque completo de peças de motor para veículos Mercedes Benz, peçs de motor BMW, peçs de motor Jaguar, peçs de motor Land Rover, peças de motor Volvo, peças de motor Suzuki, peças de motor Porsche, peças de motor Volkswagen Importado, peças de motor Audi, peças de motor Hyundai, peças de motor Mitsubishi, peças de motor Mini Cooper, peças de motor Smart, peças de motor Kia etc.
PEÇAS PARA MOTORES DE VEÍCULOS IMPORTADOS PRONTA ENTREGA - IMPORTAÇÃO DE PEÇAS DE MOTORES PARA VEÍULOS IMPORTADOS.
PEÇAS DE MOTOR:
Pistıes, bielas, válvulas, retentores, buchas, bronzinas de bielas, bronzinas de mancal, jogos de anéis, jogos de juntas, bombas de óleo, bombas dagua, comandos de válvulas, cabeçootes, virabrequins, polias, tensionadores, correias e tudo para motores de veículos importados.
Bronzina de biela e Bronzina de Mancal:
A Bronzina é um tipo de mancal, também designada por capa, bucha ou casquilho, utilizado para reduzir o atrito e servir de apoio e guia para peças giratórias, deslizantes ou oscilantes de um conjunto mecânico (por exemplo um motor), sejam estas eixos ou rodas sobre eixos, como virabrequim, bielas e comandos de válvulas, permitindo-lhes o movimento com um mínimo de atrito.
Geralmente são formadas por duas carcaças de aço, de forma semicirculares iguais para facilitar a montagem, poodem, também fabricadas de forma anelar (bucha), revestido interiormente de metal macio (antifricção), com propriedades para reduzir o atrito.
O revestimento interior da carcaça de aço em questão o bronze, de onde se origina o nome (bronzina), que pode ser composto por várias ligas metálicas, como por exemplo: cobre-chumbo, cobre-estanho e ainda, em alguns casos, usado o metal branco e estanho-alumínio.
Devem ter um sólido e perfeito contato no seu alojamento, não só para garantir seu apoio, como também para que o calor gerado pela fricção (atrito) se dissipe por condução, evitando assim o sobreaquecimento. Existem técnicas especiais de fabricação, as quais deixam o revestimento interno poroso (com minúsculos orifícios) que facilitam a entrada de fluidos lubrificantes, melhorando a dissipação e diminuindo a fricção.
PISTÃO DO MOTOR
Embora o êmbolo surja tipicamente mostrado na posição natural (aqui está de cabeça para baixo), nesta posição podem-se observar claramente os dois grandes orifícios de encaixe do pino do pistão (não se trata de cavilha, pois a mesma não permite articulação entre as partes acopladas), onde se irá ligar a biela.
O pistão ou êmbolo de um motor é uma peça cilíndrica normalmente feita de alumínio ou liga de alumínio, que se move no interior do cilindro dos motores de explosão.
O pistão tem a forma de um copo cilíndrico invertido sendo a superfície direcionada para a câmara de combustão denominada fundo ou cabeça do pistão. A parte média é normalmente chamada de corpo, onde existem dois orifícios circulares para alojar o eixo do pistão que o une à biela. A parte mais afastada da cabeça é denominada a saia do pistão.
VÁLVULAS DE ADMISSÃO E VÁLVULAS DE ESCAPE
A válvula de um motor de combustão interna é um dispositivo que visa permitir ou bloquear a entrada ou a saída de gases dos cilindros do motor.
A válvula é constituída por uma cabeça em forma de disco fixa a uma haste cilíndrica (2). A haste desliza dentro de uma guia constituída por metal que provoque reduzida fricção (ex: aço, aço inoxidável, titânio e etc).
O topo da haste está em contacto mecânico com um impulsor que, acionado pelo came ou excêntrico da árvore de cames, provoca a sua abertura, possibilitando fluxo (entrada ou saída) de gases do motor.[1]
Uma mola assegura que a válvula feche assim que cesse a pressão mecânica do came. Em alguns motores, esse regresso da válvula à sua posição de repouso sobre o assento é feito por comandos pneumáticos (utilizados atualmente em motores de alta performance como de F1), e não mecânicos.
ANÉIS DE SEGMENTO
Durante o seu deslocamento no interior do cilindro o pistão deveria aderir totalmente a este de forma a que não houvesse fugas de gases que diminuíssem a força da compressão ou da explosão da mistura. Face ao forte atrito que tal provocaria a solução encontrada foi deixar uma pequena folga entre o pistão e o cilindro, tendo aquele um menor diâmetro e colocando uns anéis, também chamados segmentos ou aros do êmbolo, em volta do pistão assegurando o isolamento necessário. Esta folga garante ainda espaço para que o pistão se possa dilatar com o aquecimento do motor sem aderir ao cilindro envolvente ficando impedido de se movimentar.
Os segmentos encontram-se alojados em sulcos efetuados na superfície exterior e são fabricados num material menos duro que o material que constitui o bloco do motor de forma a que sejam aqueles e não este a desgastarem-se com o uso.
Os três anéis situados mais perto da cabeça do pistão são chamados segmentos de compressão e têm por finalidade assegurar que não haja fuga da mistura gasosa na altura em que o pistão efetua o seu movimento compressor. O anel que se encontra mais perto da câmara de combustão é chamado anel de fogo pois é o que contém a explosão que se dá no cilindro vedando a passagem dos gases. Os anéis de fogo são revestidos a crómio o que lhes aumenta a resistência às condições extremas de funcionamento a que são sujeitos, permitindo simultaneamente uma melhor lubrificação, pois retêm o óleo na sua superfície diminuindo assim o atrito. O uso deste revestimento permitiu duplicar a durabilidade dos segmentos e reduzir em mais de 50% o desgaste dos cilindros.
JOGO DE JUNTAS
São placas de isolamento e vedação que impedem o vazamento do óleo ou despressurização das peças do motor. O Jogo de Juntas é composto por placas fixadas entre as peças fundamentais. As Juntas mais antigas eram constituídas por papel grosso untado com óleo grafitado, sendo depois substituídas por outras com duas folhas de cobre possuindo no seu interior amianto. Com a proibição do uso do amianto na Europa e em muitos países do mundo, essas Juntas estão em fase de desaparecimento.
Atualmente as Juntas são produzidas com material específico, grafitados e reforçados com seu interior em aço, cobre ou de múltiplas folhas de aço ou amianto.
CAMISAS DO CILINDRO DO MOTOR
Em alguns motores o cilindro é constituído por uma "camisa" que nada mais é que um tubo cilíndrico colocado no bloco do motor. O que facilita a sua reposição.
Existem dois tipos de camisa: a camisa seca e a camisa úmida. Esta última leva esse nome porque a refrigeração é feita através da circulação de água sua volta. Sua substituição, geralmente, é mais fácil em caso de desgaste.
BIELAS DO MOTOR
Biela no interior de um motor de automóvel é a peça que liga o êmbolo (pistão) à cambota. A cabeça (parte mais larga) é apertada à cambota por meio de parafusos e a extremidade oposta é trancada pela cavilha do êmbolo, no interior da sua saia. Enquanto esta extremidade se desloca para cima e para baixo (solidária com o movimento do pistão), a cabeça descreve um movimento circular. Não tem, portanto, qualquer mecanismo de atenuação do esticão do pistão aquando da explosão ou combustão, pelo que o movimento brusco seria transmitido diretamente da cambota para o eixo com esta, por sua vez, sofrendo as consequências da explosão - vibrações. Esta função é assegurada pelos moentes de apoio da cambota e pelo volante do motor.
Virabrequim
O virabrequim, também chamado de eixo de manivela, está localizado no motor de um veículo e converte a força criada por pistões do motor, que se movem para cima e para baixo, em uma força que gira as rodas do automóvel em um movimento circular de modo que o carro possa ir para a frente. Localizado no interior do motor do carro, o virabrequim está ligado a todos os pistões do motor e ao volante. Para compreender este eixo, é importante compreender como os êmbolos trabalham com o volante.
Um motor de carro produz o movimento, criando explosões em seu interior. Estas explosões fazem com que certas partes do motor se movimentem, o que, por sua vez, movimenta as rodas. Os pistões em um motor são movidos para cima e para baixo pela cambota no interior do cilindro do motor. As explosões que ocorrem nesses cilindros empurram os pistões para expulsá-los, iniciando o ciclo novamente. Os pistões estão ligados ao eixo de manivela (virabrequim) para garantir que ele se mova com eles e mantenha os seus movimentos regulados.
Bloco do motor
O bloco do motor ou bloco de cilindros é uma peça fundida em ferro ou alumínio que aloja os cilindros de um motor de combustão interna bem como os suportes de apoio da cambota (virabrequim).
O produto da área do pistão pelo curso do mesmo determina a cilindrada do motor.